Pular para o conteúdo principal

Concurso INSS - Manutenção das 30 horas para servidores do edital de 2004

Leia na íntegra comunicado emitido pelo Sindicatodos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Estado de São Paulo:

O Sinsprev/SP informa que, conforme deliberado na Assembleia do dia 7 de outubro de 2010, os servidores do INSS com ingresso no concurso do Edital 01/04, beneficiados na sentença que garante o exercício da carga horária de 30 horas sem redução salarial, aguardavam orientações do Sinsprev/SP quanto ao início da execução dessa carga horária.

Após a expedição da sentença que garantiu este direito, era esperada a intimação oficial do INSS, cuja ciência é dada com a juntada nos autos da intimação devidamente assinada pelos representantes da autarquia.

Embora tivéssemos informação extra oficial de que a intimação teria ocorrido em meados de outubro, até o dia 28 de outubro de 2010 não houve respectiva juntada nos autos, todavia, o INSS apresentou embargos de declaração nos autos, suprimindo a necessidade da juntada daquela intimação assinada pelo INSS, o que resulta na possibilidade de início imediato da execução da jornada de 30 horas.

Assim, hoje, dia 29 de outubro de 2010, o Sinsprev/SP está encaminhando ofício ao INSS, informando que a partir dessa data os servidores estarão cumprindo a jornada que lhes é de direito sem redução salarial ou qualquer sanção, requerendo a regularização do sistema de controle do ponto, portanto, não há necessidade de requerimentos individuais, os quais devem ser evitados para que não haja tumulto.

Da manobra do INSS no processo
O INSS, incansável em suas manobras em prejuízo do servidor, apresentou Embargos de Declaração (instrumento jurídico que visa esclarecer qualquer omissão ou interpretação dúbia da sentença) o qual pleiteia de forma indutiva que o juiz reforme sua sentença no que tange a aplicação das 30 horas, pretendem eles, em suma, que o juiz restrinja a remuneração correspondente a 40 horas para jornada de 30 ao período em que houve a redução (de 01/06/2009 a 31/10/2009).

Dos riscos
Desde o início da propositura da ação, os servidores têm conhecimento dos riscos, riscos esses assumidos por todos nós.

A sentença hoje favorável aos servidores será reanalizada pelo Tribunal em segunda instância, a partir dos recursos interpostos.

O Sinsprev/SP permanecerá na luta jurídica para que seja mantido o direito dos servidores concursados em 2004, bem como esforços não serão medidos para conseguir a extensão do direito aos demais servidores, no entanto, tal entendimento é competência do Tribunal. Esperamos que prevaleça o bom senso e a justiça.

Outras orientações importantes
O Departamento Jurídico do Sinsprev/SP acompanhará o cumprimento da sentença e qualquer problema deverá ser encaminhado aos advogados e a direção do Sinsprev/SP para que providências sejam encaminhadas da melhor forma.

Orientamos que medidas individuais não sejam tomadas sem prévia consulta ao Sinsprev/SP conforme acatado na Assembleia do dia 7 de outubro de 2010 e assim deve continuar para que a causa em prol das 30 horas se fortaleça, inclusive para além do âmbito judicial.

FONTE: SINSPREV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiocruz Avança no Processo de Nomeação de Aprovados em Concurso Público

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) , uma das instituições mais respeitadas do país quando o assunto é saúde pública, deu mais um passo importante para a nomeação dos candidatos aprovados em seu último concurso público. Na última segunda-feira (27/1), a Fiocruz encaminhou ao Ministério da Saúde toda a documentação necessária para iniciar os trâmites de nomeação. Agora, a bola está com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que vai liberar as nomeações. Vamos entender melhor o que isso significa e por que é tão relevante para quem sonha em fazer parte dessa instituição de peso. O Que Está Acontecendo? Para quem está de olho no concurso público da Fiocruz, essa notícia é um alívio e tanto. Afinal, passar em um concurso já é uma conquista e tanto, mas esperar pela nomeação pode ser um pouco angustiante, não é mesmo? Pois é, mas parece que as coisas estão caminhando a todo vapor. A Fiocruz, sempre comprometida com a transparência e a agilidade, já fez a sua parte a...

Entendendo a Memória de Trabalho: O Cérebro em Ação

  A memória de trabalho é um dos conceitos mais fascinantes e importantes para compreender como nosso cérebro processa e utiliza informações no dia a dia. Mas o que exatamente é essa tal memória de trabalho? Vamos explorar de uma maneira acessível e informativa, sem perder a formalidade. O Que É Memória de Trabalho? A memória de trabalho é um sistema de memória de curto prazo que armazena e manipula temporariamente informações, como lembrar um número de telefone ou calcular mentalmente o troco. Ela permite manter dados acessíveis e utilizá-los rapidamente em tarefas cognitivas do dia a dia. Componentes da Memória de Trabalho A memória de trabalho é composta por diferentes componentes, cada um com uma função específica: A Agenda Visuo-Espacial A agenda visuo-espacial é responsável por armazenar e manipular informações visuais e espaciais. É como um bloco de notas mental onde você desenha mapas mentais e imagens. Por exemplo, ao tentar encontrar um endereço, você utiliza a agenda vis...

Concurso INSS resolução da questão 123

Boa tarde pessoal, hoje resolveremos a questão número 123 da prova de Técnico do Seguro Social para o concurso público do INSS. 123 Marcela, empregada doméstica, após ter sofrido grave acidente enquanto limpava a vidraça da casa de sua patroa, recebeu auxílio-doença por três meses. Depois desse período, foi comprovadamente constatada a redução de sua capacidade laborativa. Nessa situação, Marcela terá direito ao auxílio-acidente correspondente a 50% do valor que recebia a título de auxílio-doença. Afirmação ERRADA, como vemos na Lei 8.213: “ Art. 86. O auxílio-acidente será concedido, como indenização, ao segurado quando, após consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem seqüelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia. (Redação dada pela Lei nº 9.528, de 1997) § 1º O auxílio-acidente mensal corresponderá a cinqüenta por cento do salário-de-benefício e será devido, observado o dis...