Pular para o conteúdo principal

Notícia para animar quem está estudando para o concurso do INSS

Hoje resolvi replicar uma notícia da  ANASPS tratando sobre a carência de servidores no INSS e a necessidade de contratação de mais de 17 mil novos servidores. Espero que isso os anime muito a estudar para entrar na autarquia. Bons estudos!




INSS PRECISA DOS 17.660 CARGOS VAGOS DA LOTAÇÃO DA PREVIDÊNCIA PARA COMPOR SEU QUADRO DE PESSOAL


O presidente da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social-ANASPS, Alexandre Barreto Lisboa, disse hoje que o INSS precisa com urgência dos '17.660 cargos vagos (30,61% dos 40.021) na estrutura da Previdência Social para suprir suas necessidades de recursos humanos, que são graves, de acordo com auditoria do Tribunal de Contas da União-TCU. As vagas foram reveladas pela Secretaria de Gestão de Pessoal, do Ministério do Planejamento, Orçamento, e Gestão pela portaria nº 156, de 21 de julho de 2014. Em 2017, 18.420 servidores terão preenchido as condições de aposentadoria "o que indica que a situação tende a ser agravar".

O Ministério da Previdência Social tem
57.681 cargos efetivos aprovados
40.021 cargos ocupados, sendo
33.111 por pessoal estável e
6.910 por não estável. 

Alexandre assinalou que os 17.660  cargos  vagos explicam  "o desprezo do governo pela contratação de servidores essenciais ao INSS e porque não se faz concurso para substituir os 10.106 servidores, que estão recebendo abono de permanência por terem condições de se aposentar e que continuam trabalhando, bem como a escassez de servidores para trabalhar nas novas  agências do INSS que estão sem servidores,  bem como explica-se porque faltam inclusive peritos ."É absolutamente injustificável a decisão do Ministério do Planejamento de não autorizar concursos", disse. 

Em relação aos cargos em comissão e as funções de confiança, o Ministério da Previdência Social tem 6.240 cargos, aprovados, dos quais 4.090 estão ocupados, sendo 3.390 por pessoal com vínculo e 84 sem vínculo, há 491 cargos e funções vagas, correspondendo a 7,86%. O Ministério tem apenas 10 temporários, mas não se sabe quantos terceirizados, inclusive nas três centrais de tele atendimento, quantos estagiários estão trabalhando. 

Alexandre fez novas revelações sobre os 10.106 servidores em condições de aposentaria, recebendo abono de permanência, e que correspondem a 26%  dos 38.222 servidores ativos do INSS, 6.330 são técnicos do Seguro Social , 14 são analistas, 3.420 são de cargos em extinção ( 1.024 Agentes de Serviços Diversos e 705 datilógrafos)  e 342 são peritos,  advertindo que o total "supera mais de cinco vezes  um índice aceitável de reposição de servidores por razão de aposentadoria", conforme afirmações do TCU.

O presidente da ANASPS informou ainda que 94 Agências de Previdência Social- APSs possuem mais de 50% dos seus servidores recebendo abono de permanência, Outras 136 estão com mais de 40%. A APS de Mendes/RJ tem 86%, a GEX Petrópolis tem 47%, a de GEXCampos dos Goitacazes 43%. Por estados Rondônia tem 42% e Rio de Janeiro, 39%.

A elevada presença de servidores em condição de aposentadoria é consequência da política de remuneração dos inativos. Aposentados, perderão 50% da GDASS, 70% da remuneração total.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiocruz Avança no Processo de Nomeação de Aprovados em Concurso Público

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) , uma das instituições mais respeitadas do país quando o assunto é saúde pública, deu mais um passo importante para a nomeação dos candidatos aprovados em seu último concurso público. Na última segunda-feira (27/1), a Fiocruz encaminhou ao Ministério da Saúde toda a documentação necessária para iniciar os trâmites de nomeação. Agora, a bola está com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que vai liberar as nomeações. Vamos entender melhor o que isso significa e por que é tão relevante para quem sonha em fazer parte dessa instituição de peso. O Que Está Acontecendo? Para quem está de olho no concurso público da Fiocruz, essa notícia é um alívio e tanto. Afinal, passar em um concurso já é uma conquista e tanto, mas esperar pela nomeação pode ser um pouco angustiante, não é mesmo? Pois é, mas parece que as coisas estão caminhando a todo vapor. A Fiocruz, sempre comprometida com a transparência e a agilidade, já fez a sua parte a...

Entendendo a Memória de Trabalho: O Cérebro em Ação

  A memória de trabalho é um dos conceitos mais fascinantes e importantes para compreender como nosso cérebro processa e utiliza informações no dia a dia. Mas o que exatamente é essa tal memória de trabalho? Vamos explorar de uma maneira acessível e informativa, sem perder a formalidade. O Que É Memória de Trabalho? A memória de trabalho é um sistema de memória de curto prazo que armazena e manipula temporariamente informações, como lembrar um número de telefone ou calcular mentalmente o troco. Ela permite manter dados acessíveis e utilizá-los rapidamente em tarefas cognitivas do dia a dia. Componentes da Memória de Trabalho A memória de trabalho é composta por diferentes componentes, cada um com uma função específica: A Agenda Visuo-Espacial A agenda visuo-espacial é responsável por armazenar e manipular informações visuais e espaciais. É como um bloco de notas mental onde você desenha mapas mentais e imagens. Por exemplo, ao tentar encontrar um endereço, você utiliza a agenda vis...

Concurso INSS resolução da questão 123

Boa tarde pessoal, hoje resolveremos a questão número 123 da prova de Técnico do Seguro Social para o concurso público do INSS. 123 Marcela, empregada doméstica, após ter sofrido grave acidente enquanto limpava a vidraça da casa de sua patroa, recebeu auxílio-doença por três meses. Depois desse período, foi comprovadamente constatada a redução de sua capacidade laborativa. Nessa situação, Marcela terá direito ao auxílio-acidente correspondente a 50% do valor que recebia a título de auxílio-doença. Afirmação ERRADA, como vemos na Lei 8.213: “ Art. 86. O auxílio-acidente será concedido, como indenização, ao segurado quando, após consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem seqüelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia. (Redação dada pela Lei nº 9.528, de 1997) § 1º O auxílio-acidente mensal corresponderá a cinqüenta por cento do salário-de-benefício e será devido, observado o dis...