Pular para o conteúdo principal

Concurso Inss resolução da questão 136

Boa tarde, dando continuidade à resolução de questões do concurso do INSS, hoje veremos a questão 136.

136 Leandro, segurado da previdência social, recebe adicional
de periculosidade da empresa em que trabalha. Nessa
situação, a condição de Leandro é suficiente para que ele
esteja habilitado ao recebimento de aposentadoria especial,
cujo tempo de contribuição é mitigado.

ERRADO, como podemos ver na Lei 8.213/91:

"Art. 58. A relação dos agentes nocivos químicos, físicos e biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física considerados para fins de concessão da aposentadoria especial de que trata o artigo anterior será definida pelo Poder Executivo. (Redação dada pela Lei nº 9.528, de 1997)

§ 1º A comprovação da efetiva exposição do segurado aos agentes nocivos será feita mediante formulário, na forma estabelecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, emitido pela empresa ou seu preposto, com base em laudo técnico de condições ambientais do trabalho expedido por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho nos termos da legislação trabalhista. (Redação dada pela Lei nº 9.732, de 11.12.98)

§ 2º Do laudo técnico referido no parágrafo anterior deverão constar informação sobre a existência de tecnologia de proteção coletiva ou individual que diminua a intensidade do agente agressivo a limites de tolerância e recomendação sobre a sua adoção pelo estabelecimento respectivo. (Redação dada pela Lei nº 9.732, de 11.12.98)

§ 3º A empresa que não mantiver laudo técnico atualizado com referência aos agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho de seus trabalhadores ou que emitir documento de comprovação de efetiva exposição em desacordo com o respectivo laudo estará sujeita à penalidade prevista no art. 133 desta Lei. (Incluído pela Lei nº 9.528, de 1997)

§ 4º A empresa deverá elaborar e manter atualizado perfil profissiográfico abrangendo as atividades desenvolvidas pelo trabalhador e fornecer a este, quando da rescisão do contrato de trabalho, cópia autêntica desse documento.(Incluído pela Lei nº 9.528, de 1997)"

Será necessário formulário próprio indicando as condições espeeciais em que o segurado trabalha.

Comentários

  1. A questão se refere que Leandro está em condição de ser habilitado a aposentadoria especial. Ele tem um trabalho de alta periculosidade. Se a questão se referi-se ao fato dele receber o adicional, já fará jus à aposentadoria especial, NÃO. Pois depende ai da comprovação efetiva e dos laudos técnicos. REDAÇÃO CONFUSA E INCONCLUSIVA DA QUESTÃO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fiocruz Avança no Processo de Nomeação de Aprovados em Concurso Público

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) , uma das instituições mais respeitadas do país quando o assunto é saúde pública, deu mais um passo importante para a nomeação dos candidatos aprovados em seu último concurso público. Na última segunda-feira (27/1), a Fiocruz encaminhou ao Ministério da Saúde toda a documentação necessária para iniciar os trâmites de nomeação. Agora, a bola está com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que vai liberar as nomeações. Vamos entender melhor o que isso significa e por que é tão relevante para quem sonha em fazer parte dessa instituição de peso. O Que Está Acontecendo? Para quem está de olho no concurso público da Fiocruz, essa notícia é um alívio e tanto. Afinal, passar em um concurso já é uma conquista e tanto, mas esperar pela nomeação pode ser um pouco angustiante, não é mesmo? Pois é, mas parece que as coisas estão caminhando a todo vapor. A Fiocruz, sempre comprometida com a transparência e a agilidade, já fez a sua parte a...

Entendendo a Memória de Trabalho: O Cérebro em Ação

  A memória de trabalho é um dos conceitos mais fascinantes e importantes para compreender como nosso cérebro processa e utiliza informações no dia a dia. Mas o que exatamente é essa tal memória de trabalho? Vamos explorar de uma maneira acessível e informativa, sem perder a formalidade. O Que É Memória de Trabalho? A memória de trabalho é um sistema de memória de curto prazo que armazena e manipula temporariamente informações, como lembrar um número de telefone ou calcular mentalmente o troco. Ela permite manter dados acessíveis e utilizá-los rapidamente em tarefas cognitivas do dia a dia. Componentes da Memória de Trabalho A memória de trabalho é composta por diferentes componentes, cada um com uma função específica: A Agenda Visuo-Espacial A agenda visuo-espacial é responsável por armazenar e manipular informações visuais e espaciais. É como um bloco de notas mental onde você desenha mapas mentais e imagens. Por exemplo, ao tentar encontrar um endereço, você utiliza a agenda vis...

Concurso INSS resolução da questão 123

Boa tarde pessoal, hoje resolveremos a questão número 123 da prova de Técnico do Seguro Social para o concurso público do INSS. 123 Marcela, empregada doméstica, após ter sofrido grave acidente enquanto limpava a vidraça da casa de sua patroa, recebeu auxílio-doença por três meses. Depois desse período, foi comprovadamente constatada a redução de sua capacidade laborativa. Nessa situação, Marcela terá direito ao auxílio-acidente correspondente a 50% do valor que recebia a título de auxílio-doença. Afirmação ERRADA, como vemos na Lei 8.213: “ Art. 86. O auxílio-acidente será concedido, como indenização, ao segurado quando, após consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem seqüelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia. (Redação dada pela Lei nº 9.528, de 1997) § 1º O auxílio-acidente mensal corresponderá a cinqüenta por cento do salário-de-benefício e será devido, observado o dis...